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CENTRAL INSS: Aprenda como resolve problemas relacionados a benefícios no conforto do seu lar

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) disponibiliza a seus segurados uma central de atendimento como um dos canais para resolução de demandas. A central de atendimento funciona por telefone e possui bases de atendimento em Caruaru, Recife e Salvador, nos estados de Pernambuco e Bahia.

Cerca de 5.600 profissionais estão trabalhando nessa plataforma, entre eles estão tanto servidores públicos quanto atendentes contratados diretamente, todos trabalhando a favor dos aposentados, pensionistas e demais segurados do Instituto. A meta é receber cerca de 8 milhões de ligações por mês.

Principais atendimentos do INSS

A Central de Atendimento do INSS pode ser contatada através do número 135 pelos interessados, o telefone da central funciona de segunda-feira a sábado, dos horários de 7h as 22h. As ligações telefônicas efetuadas por aparelho fixo são gratuitas, já as realizadas por telefones celulares custam o mesmo valor que as chamadas locais. Todavia, o INSS pretende programar a gratuidade também para as chamadas realizadas via telefone celular.

Pagamento de benefícios e esclarecimento de dúvidas

Um dos principais motivos pelos quais os segurados entram em contato com o INSS é para tratar de assuntos relacionados ao pagamento de benefícios. Algumas das perguntas mais comuns são a respeito de dúvidas sobre a data de pagamento, o banco em que o valor será depositado, como alterar o local de pagamento e entender motivo de bloqueios de pagamentos, dentre outras.

Para acessar esses dados pela Central do INSS, ao ligar no número 135 será necessário informar a data de nascimento do beneficiário, selecionar o nome ou sobrenome da mãe, ou segurado e informar o número do benefício.

Em sua maioria, as transferências são feitas por meio de uma conta corrente aberta em nome do segurado e com direito a cartão de débito apenas. O beneficiário pode até mudar de banco, se assim o desejar. Caso o segurado opte pelo recebimento do benefício com cartão, deverá ser realizado o saque em um determinado prazo, geralmente antes do final do mês seguinte, que é de aproximadamente 60 dias. Caso contrário, o valor será devolvido ao INSS.

Outro serviço bastante solicitado pelos segurados é a solicitação de esclarecimentos sobre dúvidas e orientações, como endereço das agências e horário de funcionamento das unidades. Para tais serviços, selecione a opção 3 para “Outros serviços” e, após, selecione a opção 5 “Diretrizes”.

Através do menu automático, as opções incluem informações sobre requerimentos no aplicativo Meu INSS, contribuições para o INSS, benefícios assistenciais, auxílio-doença, auxílio-morte, auxílio-maternidade, auxílio-reclusão, consignação no benefício ou empréstimos.

Acompanhamento de requerimentos e solicitações de perícias

Posteriormente a solicitação do benefício junto ao INSS, o segurado pode acompanhar o andamento por meio da central de atendimento 135. Neste caso, não haverá necessidade de falar com um atendente, visto que o próprio sistema de forma automatizada dará a resposta desejada.

Para acompanhar o andamento de sua solicitação, digite o número 3 e selecione a opção 1 no menu inicial. Posteriormente será necessário fornecer data de nascimento, e em seguida o sistema fornecerá algumas opções de nomes.  Algumas opções de nome são fornecidas.

Em relação aos serviços mais procurados ao acessarem a central do INSS, estão os relacionados a agendamentos de perícias medicas. Para não ocorrer de perderem a data do procedimento agendado, basta efetuar a ligação para o canal de atendimento e selecionar a opção 5, desta forma o segurado será direcionado a conversar com um atendente.

Será também possível remarcar o procedimento, além de verificar o horário e dia no qual a perícia foi agendada. Na data marcada, é importante que o segurado compareça com o atestado, laudo médico e todos os exames, que devem estar legíveis e não podem conter rasuras, de preferência emitidos em data recente, onde deverá constar informação referente a doença, CID, assinatura e carimbo do médico registrado no conselho de classe pertinente.

 

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Dani Ribeiro

Dani Ribeiro

Especialista em crédito. Produtora de conteúdos digitais e redatora web. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro. Bacharelado em direito.

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