Por favor aguarde ...
Pular para o conteúdo

Auxílio Inclusão: uma oportunidade para pessoas com deficiência

O Auxílio Inclusão é uma medida governamental que visa ajudar pessoas com deficiência moderada ou grave que recebem ou receberam o BPC/LOAS a ingressarem no mercado de trabalho. É uma forma de inclusão social e econômica desses indivíduos, proporcionando-lhes maior independência financeira e valorização profissional. Por meio desse projeto é realizado o incentivo ao reingresso no mercado de trabalho das pessoas com deficiência. Neste artigo, vamos entender melhor o que é o Auxílio Inclusão, como ele funciona, bem como quem pode solicitar e quais são os seus benefícios.

O que é o Auxílio Inclusão?

O Auxílio Inclusão é um benefício assistencial destinado a pessoas com deficiência que desejam trabalhar. Esse benefício foi criado pelo Governo Federal e está previsto na Lei 14.176 de 22 de junho de 2021.

Ele é concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e tem como objetivo auxiliar esses indivíduos a custear despesas relacionadas ao seu trabalho, tais como transporte, alimentação e adaptações necessárias no ambiente de trabalho. Tem por objetivo incentivar as pessoas com deficiência e que estejam recebendo benefício de prestação continuada a retornarem ao mercado de trabalho, sem que percam toda a sua renda.

Como funciona o Auxílio Inclusão?

O Auxílio Inclusão é pago mensalmente e tem valor fixo de um salário mínimo vigente. Para receber o benefício, é necessário que o solicitante esteja empregado e com carteira assinada. Além disso, é preciso comprovar a deficiência por meio de laudo médico.

Lembrando que, é vedada a acumulação de alguns benefícios com o auxílio inclusão, sendo eles aposentadoria, pensão por morte, seguro desemprego e auxilio por incapacidade temporária, também conhecida como auxílio doença.

O beneficiário terá direito a receber o auxílio enquanto mantiver cumprindo os requisitos estabelecidos em lei, sendo imprescindível que suas informações familiares estejam sempre atualizadas no CadÚnico e seu CPF esteja em situação regular.

Quem pode efetuar a solicitação do Auxílio Inclusão?

Podem solicitar o Auxílio Inclusão pessoas com deficiência que estejam empregadas, recebendo salário de até dois salários mínimos vigentes. Além disso, é necessário comprovar a deficiência, que pode ser física, auditiva, visual, intelectual, múltipla ou autismo.

Para ter direito ao auxílio-inclusão é preciso que os beneficiários cumpram alguns requisitos que são estabelecidos pela legislação vigente, sendo eles:

  • Estar com o CPF regularizado.
  • Exercer atividade remunerada com pagamento inferior a 2 salários mínimos;
  • Estar recebendo ou ter recebido o BPC nos últimos 5 anos;
  • Possuir renda familiar por pessoa igual ou inferior a ¼ do salário mínimo, antes do retorno ao mercado de trabalho;
  • Ter inscrição atualizada no Cadastro Único;

Quais são os benefícios do Auxílio Inclusão?

O Auxílio Inclusão traz diversos benefícios para as pessoas com deficiência, tais como:

  1. Incentivo à inclusão no mercado de trabalho: ao oferecer um auxílio financeiro, o governo incentiva esses indivíduos a ingressarem no mercado de trabalho, contribuindo para a sua inclusão social e econômica.
  2. Maior independência financeira: o Auxílio Inclusão permite que as pessoas com deficiência tenham maior independência financeira, já que elas passam a ter uma renda adicional para custear despesas relacionadas ao trabalho.
  3. Valorização profissional: ao se tornarem trabalhadores formalizados, as pessoas com deficiência passam a ter maior valorização profissional e melhores oportunidades de crescimento na carreira.
  4. Adaptações no ambiente de trabalho: com o Auxílio Inclusão, as pessoas com deficiência podem custear adaptações necessárias no ambiente de trabalho, o que pode melhorar a sua qualidade de vida e produtividade.
  5. Melhoria da autoestima: ao ingressarem no mercado de trabalho e terem uma renda própria, as pessoas com deficiência podem sentir-se mais valorizadas e integradas à sociedade, o que pode contribuir para a melhoria da sua autoestima e bem-estar emocional.

Passo a passo para solicitar o Auxílio Inclusão

Através do aplicativo MEU INSS o auxilio poderá ser solicitado, basta seguir os seguintes passos:

1 – Faça login no aplicativo Meu INSS clicando em “Entrar com gov.br”

2 – Na próxima tela, clique em “Novo Pedido”;

3– Digite o nome do benefício que deseja receber

4 – Clique no nome do serviço e, em seguida, confira seus dados e faça as alterações caso necessário;
5 – aparecerá na tela os documentos que deverão ser incluídos, faça a inclusão deles.
6 – Avance e finalize a solicitação do benefício.

Após concluídas essa etapa, é só aguardar o resultado do pedido.

Aprenda a se cadastrar no CadÚnico: Conheça o passo a passo para se inscrever no CadÚnico – Benefícios e Programas do Governo (preguicaalheia.com.br)

 

Gostou deste conteúdo?
Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Dani Ribeiro

Dani Ribeiro

Especialista em crédito. Produtora de conteúdos digitais e redatora web. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro. Bacharelado em direito.

Você também pode gostar ↓↓↓